Camboja - Reino de Esperança

O Camboja é uma nação do sudeste asiático, que faz fronteira com o Vietnã ao leste, e com a Tailândia ao oeste. Um País com uma história de sofrimento e dor que hoje tem buscado uma nova identidade e seu lugar no mundo.
Camboja - Reino de Esperança

Um povo que busca esquecer o passado com traços de sua diversidade religiosa e cultural, a qual, coloca-o entre os principais destinos turísticos da região, este é o Reino do Camboja. Porém, por séculos tem sido um povo marcado por conflitos e horrores como o Império Khmer, que dominou a nação por séculos, e também influenciou sua calamitosa história recente.

Tal tragédia se iniciou no ano de 1970, sob o pano de fundo da guerra do seu vizinho Vietnã. Em que, influenciado pela ideologia socialista chinesa, e sob a liderança de Pol Pot ingressou na mais sangrenta sessão de genocídio que a humanidade viu depois do nazismo comandado por Hitler. Mais de dois milhões de pessoas foram assassinados nos campos de extermínio do Khmer Vermelho. Relatos dão conta que bastava alguém usar óculos para ser assassinado, por crerem tais algozes que este indivíduo possuía algum nível de instrução, tão logo tornava-se um perigo intelectual ao regime de Pol Pot.

Foi nesse período, vinte anos após sua independência, que o Reino do Camboja se viu no pior momento de toda sua história. Com um líder genocida, matando quase 1/3 de toda população do país, o Reino deixa de existir, agora a única esperança do povo é conseguir sobreviver mais um dia nos campos de concentração, e a maioria não teve esse privilégio.

Com suas vidas destruídas, suas famílias escravas e sem nenhuma esperança de futuro, o povo cambojano viveu de forma agonizante até o ano de 1979, quando tropas vietnamitas invadiram o país e começaram com o processo de dar um fim a toda a guerra civil que estava devastando o país e seu povo. Apenas no início da década de 90 o Camboja começou a experimentar realmente o fim da guerra que havia destruído tudo aquilo que era conhecido por seu povo como casa.

Em 1997 os últimos combatentes do Khmer Vermelho aceitaram se render de vez, colocando assim um fim na guerra que já durava mais de 3 décadas. Apenas em 2004 foi assinado um acordo de paz entre a nação cambojana e as Nações Unidas. Recebendo o apoio político e financeiro de diversos países o Camboja pode ver todo sofrimento da guerra realmente se findando. A partir daquele momento uma nova história estava sendo escrita para o povo e um novo raiar de sol surgia em meio as trevas que tanto havia assolado o país nos últimos quase 40 anos de sofrimento.

Muito ainda há para ser feito em favor daquela nação e de cada pessoa que ali vive, muitos são os resultados da guerra e alguns perduram até hoje, inclusive, sendo um dos países mais pobres da Ásia, com uma política muito questionável e o budismo que é declarado por cerca de 97% da população. Porém, cremos que o Senhor tem levantado um povo escolhido para Si, com o desejo e amor por aquela nação. Pessoas dispostas a viverem suas vidas em favor da salvação do Camboja.

Através dos cristãos que têm entregue suas vidas ao Senhor, se dedicado a viver o evangelho de forma útil e relevante, um outro Reino tem surgido no Camboja, o REINO DE DEUS!

Cada cristão no Camboja hoje entende que é um embaixador desse REINO e onde estiver deve levar a palavra e a vida do REI dos reis para todas as pessoas, com o fim de estabelecer, não uma ditadura ou um regime escravocrata como foi outrora, mas um Reino de paz, alegria e justiça, liderado pelo Senhor dos senhores, Jesus Cristo.