Para Onde Vão as Nações?

Em meio a tanto agito e correria, uma grande questão tem surgido na mente das pessoas: Para onde iremos? Esse questionamento tem crescido no meio de todas as nações do mundo, e sabemos onde encontrar a resposta.
Para Onde Vão as Nações?

Durante muitos séculos os povos de todo mundo estiveram preocupados cada um com sua cultura, seus costumes e suas crenças, porém, temos visto algo crescendo em meio a todas as tribos e nações da terra, um questionamento que tem surgido em diversos corações, mesmo em meio as mais diferentes línguas: "Para onde Iremos?"

No decorrer da história encontramos homens e mulheres buscando uma resposta para o verdadeiro propósito da vida ou querendo saber de onde viemos. Buscamos respostas para todos esses questionamentos em todos os lugares, sejam dentro ou fora da terra. Mas o que tem tirado o sono e feito muita gente se preocupar é o fato de não saber para onde iremos quando tudo aqui se acabar para nós. Como saberemos de algo que ainda não aconteceu?

Para entender o que queremos abordar aqui é preciso voltar um pouco no tempo e chegar até um lugar próximo ao Mar de Tiberíades, na região de Cafarnaum, onde o Senhor Jesus havia a pouco multiplicado apenas cinco pães e dois peixes e assim alimentado mais de cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças (alguns dizem que haviam mais de vinte mil pessoas naquele lugar!). Foi nesse lugar que grande multidão correu até Jesus para ouvi-Lo e acabaram se vendo diante de uma situação inesperada. Estavam todos ali reunidos aprendendo de tudo que o Senhor lhes estava ensinando, mas a fome bateu!

Um dos discípulos chegou até Jesus e sugeriu que a multidão fosse despedida a tempo de encontrar algum local aberto para comprar algo e se alimentar, mas o Senhor tinha outros planos, como já sabemos, e ELE mesmo alimentou toda aquela multidão.

Após o ocorrido, algumas pessoas se mostram mais interessados nos milagres e nas manifestações de Jesus do que em seus ensinos e em assumirem um compromisso real e verdadeiro com Ele. A vista disso, Jesus os repreendeu e disse que o que eles deveriam era crer naquele que havia enviado o Messias para dar a vida eterna ao mundo, pois ELE é o verdadeiro Pão da Vida, se alguém quiser ter parte com Ele deveria participar de seu corpo, representado pelo pão enviado pelo próprio Deus, e não o maná do deserto que alimentava apenas o corpo físico. Quando ouviram essas palavras, alguns murmuravam e outros decidiram abandonar a Jesus e não segui-Lo mais (João 6:22-65).

Essa é uma passagem muito conhecida por nós cristãos, mas após isso o Mestre questiona os doze que Ele havia separado se os mesmos também não gostariam de seguir a multidão e se retirarem. É nesse momento que Pedro (sempre o Pedrão!) toma a palavra e diz: "Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens as palavras de vida Eterna!" (João 6:68).

Que palavra! Que revelação!

Quando Pedro declarou ao nosso Senhor que somente ELE tem as palavras de vida eterna, ele sabia que independente do que tivesse pela frente, só havia UM que poderia ter a resposta correta. Ninguém além do próprio Jesus poderia responder a esse questionamento que nos assola até os dias de hoje.

Nós que somos crentes em Jesus e conhecemos o plano da salvação que o Eterno nos tem preparado entendemos que esse tipo de questionamento não nos assusta em nada, pelo contrário, esperamos a volta do Senhor a qualquer hora, e tomara que ELE volte agora mesmo! Que grande momento será para todos nós quando nos encontrarmos com o Salvador nas alturas!

Mas e todos aqueles que não conhecem a Jesus? Talvez na sua cidade ou país o nome de Jesus seja conhecido por todos, mas será que todos estão seguindo ao Senhor assim como os doze estavam naquele dia? E como será em relação as tribos escondidas em meio às florestas ao redor do mundo? Como será com os povos que ainda não ouviram falar do Seu grande e imenso amor?

Gostaria de te levar a pensar sobre o que aconteceu com aquelas pessoas que estavam com Jesus naquele dia e acharam seu discurso duro demais, resolveram ir embora e não voltaram. O que aconteceu com essas pessoas? Para onde foram? Apenas voltaram para suas casas e para suas antigas vidas?

Como seria se Jesus tivesse voltado ontem? Onde estaríamos agora?

Sim, eu sei, são muitas perguntas. Eu só quero poder levar você a uma profunda análise de vida, seja da sua própria ou daquela pessoa que você conhece que ainda não serve a Deus. Nós que cremos no Salvador e sabemos que Ele vem nos buscar como sua noiva para subir e encontrar com ele nas alturas temos a certeza que será muito melhor que tudo isso que vivemos aqui. Mas sabemos também de todo sofrimento e dor que está reservado para aqueles que não têm suas vidas entregues ao Pai. 

Quão grande alegria nos aguarda naquele dia, mas quão grande juízo aguarda aqueles que não tiverem a mesma oportunidade que nós de se arrepender, entregar as vidas ao Senhor e confiar em Jesus, aqueles que nunca ouviram falar que existe uma saída para todo o sofrimento que está por vir. A vida não é um beco sem saída onde no final você vai bater contra o muro em alta velocidade, existe uma grande esperança de estar durante toda eternidade em um lugar que "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e que jamais penetrou no coração humano", tamanho é sua grandeza!

Não podemos deixar que milhões de pessoas continuem todos os anos vivendo e morrendo sem saber que existe uma outra opção de vida, seja a vida terrena ou a vida eterna. Os milhares de povos, tribos, línguas e nações da terra precisam ouvir que existe uma Salvação. Eles precisam saber que a condenação é uma opção e não a única opção!

A única resposta para esse grande questionamento é Jesus, o Mestre, Salvador e Redentor, do qual todos nós precisamos tanto.

Enquanto nos calarmos todas as nações continuarão com o mesmo destino marcado e o questionamento continuará: Para onde vão as nações?